Hoje vamos entender melhor sobre o método 70/30?
Apenas 4% dos brasileiros poupam pensando no seu futuro (sem levar em consideração o inss) e qualquer pessoa que entenda minimamente de matemática sabe o quanto isso é um número muito baixo, pois imagina só apenas 4% da nossa população idosa futura vivendo sem precisar do amparo do filhos e netos, porém imagina só os outros 96% sendo sustentados por filhos que tem os seus próprios filhos para criar que no final das contas estarão sustentando seus pais e os netos deles. Loucura né?
Agora imagina que esses filhos dos 96% também não pouparam nada para o seu futuro, teremos ai mais uma geração que estará pagando o “pato” do passado e assim sucessivamente e é assim que vem sendo, vivemos um ciclo eterno daquele ditado: vendendo o almoço para pagar a janta.
Diante dessas observações vamos falar um pouco sobre um “método guia” como gosto de falar para os meus clientes (lá no meu instagram @ds.financeiropessoal), esse método tem algumas variações, você pode encontrar em alguns lugares como 50/30/20 em outros como 65/35, mas uma vez o vi sendo usado como 70/30 e achei mais simples de usar e explicar.
Esse método basicamente consiste em você adotar os seus ganhos ou seja a sua receita como um total de 100% e a partir disso fazer a divisão dele em 70/30, onde esses 70% representarão todos os seus gastos necessários para o seu aqui e agora, ou seja, aluguel, mercado, faculdade, balada, aquela pizza do fim de semana, aquele churrasco do domingo, luz, água, internet, enfim, tudo que você precisa para sobreviver ou o que você achar que precisa.
Nesses 30% é onde está a maior dificuldade e também o segredo do sucesso podemos assim dizer, pois ele é o seu dinheiro do futuro, com ele você reserva 10% para a sua aposentadoria e 20% para os seus planos e metas, (se você não sabe o que é e como montar uma meta, VEJA AQUI), sejam eles uma viagem, montar o seu próprio negócio ou até (imagino que você não tenha) a reserva de emergência.
Em alguns ou vários casos, percebe-se que o que julgamos serem os nossos gastos necessários não cabem dentro desses 70% e é ai que começa a nossa jornada do auto conhecimento, pois devemos analisar se aquele plano/combo de tv, internet e telefone é mesmo utilizado, se aquele plano do celular não pode ficar mais barato, se aqueles 20min no chuveiro não podem se tornar 10 ou até 5 min, se aquele tanto de coisa que você compra no cartão de crédito é mesmo tão importante assim, pensar naquele academia que você paga e não vai, se o seu aluguel ou financiamento não pode ser negociado (ainda mais com essa queda da Selic que não para de acontecer), se ao invés de pedir comida por aplicativo não é melhor cozinhar em casa, garanto não ser só mais barato como mais saudável também e sim, são com esses pequenos detalhes que conseguimos economizar mais, consumir com responsabilidade e investir melhor, pois infelizmente às vezes vivemos em um padrão de vida que não é nosso e isso nos cega.
Lembre-se, não se guarda, poupa ou investe quando dá, assuma esse compromisso com você mesmo(a), brasileira que sou, sei o quanto o nosso povo adora um boleto pra pagar. Então assuma isso como o boleto da sua vida!
Colunista: Dayane Santos – Planejamento Financeiro Pessoal
“Meu objetivo é te ajudar a ver que não é questão de quanto você ganha e sim de como você cuida do seu dinheiro!”